A decoração e o design têm caído cada vez mais no gosto do brasileiro, até mesmo as lojas de materiais de construção que antes eram espaços cheios de sacos de cimentos empilhados ganharam beleza e oferecem os mais variados itens de decoração. Com tanta variedade surgem novas dúvidas como o que comprar, por onde começar e como combinar.
O primeiro passo é pensar no que você gosta e entender qual estilo combina mais com você. Entre os estilos atemporais e os queridinhos do momento estão o clássico, contemporâneo, minimalista, industrial e o escandinavo.
Como o próprio nome diz o estilo de decoração clássico, tem origens gregas e romanas e é marcado pelo requinte. É composto por molduras rebuscadas, papéis de parede com arabescos, almofadas com tecidos mais nobres, lustres, pendentes, arranjos florais, prataria e cristais. Fica perfeito em ambientes mais amplos, mas atualmente já é possível adaptar para ambientes menores.
O estilo contemporâneo é a união de vários estilos e tendências usadas na atualidade. Atualmente é marcado por tons neutros com cores mais fortes em peças pontuais, linhas bem definidas, espaços mais abertos, mobília e revestimentos mais simples e muita iluminação. Reúne também plantas e misturas de texturas e metais.
Por sua vez no estilo minimalista, como o próprio nome diz, menos é mais. É um estilo de vida para quem dispensa acumular coisas. Valoriza um ambiente claro, arejado e com poucos móveis. É marcado pela simplicidade, iluminação natural e por tons neutros como branco, cinza e bege. As peças usadas são funcionais, tem poucos adereços e itens decorativos e revestimentos lisos.
O estilo industrial tem feito cada vez mais sucesso, inspirado em construções mais cruas, combina a falta de acabamento aparente com a suavidade de detalhes. Entre os detalhes mais apreciados estão o concreto e o cimento queimado, tijolos de barro, luminárias suspensas, ambientes integrados, instalações e tubulações expostas, móveis de ferro, aço e madeira maciça, eletrodomésticos em aço e cores neutras e sóbrias como preto, branco e cinza.
Já o estilo escandinavo começou a ser difundido no norte da Europa no século XX e vem ganhando o mundo, foca em tranquilidade e aconchego. As principais características são a mistura de branco, cinza e tons pastéis, conforto e simplicidade, usa mobília natural e de demolição. É uma decoração afetiva com muitas plantas, quadros e porta retratos. Mistura-se com o estilo minimalista, mas apresenta peças mais naturais como couro e pelos. Esperamos que com essas dicas você consiga entender melhor seu estilo e escolher as peças e composições que mais combinam com você e sua família. Ao adquirir imóveis da VPJ Engenharia você também poderá contar com a consultoria da nossa arquiteta e deixar sua casa ainda mais especial.